"Fly me to the moon" de Kai Hormann, uma imagem de sucesso? |
Produzir uma imagem de sucesso é o desejo de qualquer fotógrafo e eis que surge então o artigo "Dicas para se produzir uma imagem de sucesso" publicado no blog Fotocolagem por Fabi Araújo. Para elucidar alguns leitores, ela dá algumas dicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento do processo fotográfico. Chega inclusive a citar a importância da referência iconográfica, mencionando inclusivo o fantástico trabalho de Sylvie Blum, que admiro bastante, em especial a foto escolhida para ilustrar o artigo (uma modelo nua montada sobre um leão).
Considero que todas as questões apontadas são pertinentes, realmente fazem parte da construção fotográfica e devem ser levadas em consideração por quem quer ter um trabalho autêntico, original e que simbolize algo que vá além do registro análogo do real, limitado e sem qualquer expressão. Penso, no entanto, que nenhuma delas (as questões apontadas) determinam se a pessoa produzirá ou não uma imagem de sucesso, como sugerido no título do texto.
O sucesso de uma imagem está relacionado a diversos outros fatores. Antes mesmo de avaliarmos estes, é preciso determinar ainda, o que significa o sucesso de uma imagem, uma vez que se trata de um conceito bastante subjetivo e está diretamente ligado à intenção do autor em relação a seu projeto.
O que o fotógrafo entende como o sucesso de sua imagem não depende de qual é a sua intenção com aquilo? Seria o sucesso, o reflexo da fama? Ou ainda, de um fim lucrativo? Muitas imagens sem apelo estético ou técnica apurada, podem ser lucrativas e nada mais... podemos qualificá-las como imagens de sucesso? E se uma imagem for famosa, mas não render um único centavo? Provavelmente poderiamos dizer sim a ambas as perguntas se o autor esperava isso delas.
Mas há ainda aquelas belas e/ou impressionantes imagens que surgem do que chamamos de acidente fotográfico, sem qualquer expectativa de seu autor. Como por exemplo o caso da belíssima imagem de um Boeing 747 passando na frente da lua, realizada pelo fotógrafo alemão Kai Hormann. Seria o caso de uma foto de sucesso, uma vez que foi totalmente ao acaso? Já o fotógrafo carioca Antonio Lacerda, esperou meses para realizar a foto com o Cristo redentor "dentro" da lua. Sem dúvida ele poderia dizer que obteve sucesso, pois completou seu objetivo como planejado.
Em suma, penso que o sucesso de uma imagem não se define pelos processos que a levaram a ser criada. Cada autor pode ter sucesso a sua maneira, dentro de sua própria meta. Se um fotógrafo tem como objetivo transmitir uma determinada ideia, por exemplo e ele é bem sucedido naquilo, estará alcançando o sucesso que almeja, mesmo que outros considerem que seu trabalho não tenha valor estético e/ou financeiro. Ou ainda, mesmo que sua foto não alcance grande fama. Quantos anônimos não têm o poder de nos inspirar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário