quarta-feira, 2 de maio de 2012

Curso de Imagens Híbridas

No mês passado participei do Curso de Imagens Híbridas, realizado pelo Grupo Luz e ministrado por Leonardo e Kauê Luz. Como o próprio nome sugere, o curso apresenta técnicas para fundir imagens, seja para solucionar problemas de locação, criar imagens fantásticas ou qualquer outra necessidade.

Como exercício foi proposto um concurso entre os participantes, que deveriam criar uma montagem inspirada no trabalho da artista espanhola Elena Dudina, utilizando como referência uma imagem produzida pelo próprio Grupo. A partir da foto da bela modelo Mariana, que cada participante teve oportunidade de realizar durante o curso, deveriamos então reproduzir a imagem de referência com outros elementos que nos foram fornecidos.

Infelizmente não pude me dedicar como gostaria e acabei fazendo tudo no ultimo dia de prazo para entregar a imagem (ontem). Eis o resultado:


O processo:

Foram necessárias algumas boas horas para realizar todo o processo, principalmente por que estou trabalhando com o mouse, o que limita bastante o controle do cursor. Mas não há do que reclamar, editar imagens é sempre divertido.

Comecei fazendo os retoques no vestido da modelo, que estava com muitas marcas de dobra e reconstruí o que seria um bracelete, para que contornasse o braço da modelo e de forma que desse a impressão de ser de metal.

Um detalhe que talvez para muitos passe desapercebido, é que na foto original uma das perolas da abotoadura está faltando. Isso também foi corrigido.

Após essa etapa de retoque, inseri a imagem ao fundo (fornecido pelo curso) e fiz um recorte através de uma máscara, assim também foi feito com os outros elementos, as asas e o poste, que se tratava na verdade de uma miniatura em biscuit. Também foi enviada uma foto de um pequeno led, para ser utilizada na montagem.

O processo do poste foi provavelmente o mais complexo e na correria, acabou não ficando tão bom como gostaria. Foi preciso dar uma "desempenada" na estrutura e reconstruir a parte da luminária, de forma que desse uma impressão tridimensional, para então adicionar a luz.

Com todas as imagens devidamente recortadas, comecei a criar alguns efeitos de textura, no poste e também nas asas. Para finalizar, os efeitos de luz e sombra.

Veja a imagem de referência.

Um comentário: