terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A história de uma compra na Retes

No dia 7 de janeiro realizei um pedido de serviço de impressão na loja virtual da Retes, o qual deveria ter sido entregue em até 7 dias úteis (dia 18). Como se o prazo não fosse longo o bastante, a encomenda não chegou. Liguei para a central de atendimento e fui informado que houve um atraso e que o pedido estaria sendo entregue no dia seguinte. Até aí tudo bem. Mas no dia seguinte a encomenda não chegou. Liguei mais uma vez e a atendente disse que estaria avaliando a situação e então iria me retornar. Mais um dia se passou e ninguém me retornou. Liguei pela terceira vez e a atendente não soube me informar nada de nada e não tinha ninguém lá que pudesse me dar alguma informação.

A culpa é dos correios?

Passou-se mais de uma semana além do prazo e tentei de todas as formas encontrar alguma informação: telefone, e-mail, facebook. Pelo Facebook me informaram que estavam com problemas no setor e que hoje estaria resolvido e então me informariam a situação. Pois então, hoje (dia 25) recebi um e-mail dizendo que a encomenda já havia sido entregue pela loja virtual e "segundo informações dos correios não tinha ninguem na residencia para receber o serviço".

O código de rastreio dos correios no entanto diz outra coisa: "Não existe o número indicado" e "Distribuido ao Remetente". Ou seja, a encomenda voltou pra eles pelo não preechimento correto do endereço e me mandaram essa informação por e-mail sem nem mesmo se darem ao trabalho de ler e compreender a informação que estavam me enviando. Lembrando ainda que o material indicado foi postado com atrazo, apenas no dia 20, duas semanas depois que fiz o pedido e dois dias depois que ele já deveria ter sido entregue. Isso se o número de rastreio for realmente da minha encomenda. Agora estou tentando falar onde chamam de "central de atendimento" e a ligação fica em atendimento automático com uma musiquinha no fundo até cair (e já caiu pelo menos umas 6 vezes)... lastimável.

O problema real

Entendo perfeitamente que atrazos e erros possam ocorrer em qualquer esféra profissional, mas acredito que nesses casos é importantíssimo ter com o cliente o mínimo de atenção e respeito. Eu fiz a minha parte e paguei devidamente (e adiantado) pelo serviço. Espero que no mínimo a Retes possa me dar uma resposta sobre qual situação ele se encontra, sem eu ter que ligar insistentemente para saber, ou que pelo menos a empresa assuma a sua falta de competência e estorne o valor pago.

A reputação

Quando contei o ocorrido a uma colega fotógrafa que é cliente da loja (procurando saber se essa situação era normal), ela afirmou: "ali é uma enrolaçao". Indicaram-me o site Reclame Aqui, para denunciar o ocorrido, foi então que encontrei outras várias reclamações parecidas sobre a referida loja.

2 comentários:

  1. Fala meu querido. Foi uma ótima palavra que voce usou para descrever tal situacao: "lastimavel".

    Concordo com o que disseram com voce: o Reclame Aqui é uma boa opcao, contudo por tratar-se de fruto de trabalho profissional seu, eles podem ate mesmo serem responsabilizados civilmente pelo ocorrido. Diria Getulio "aos meus amigos tudo, aos inimigos a lei".

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  2. É uma boa frase Marlon. Mas felizmente o produto chegou hoje (dia 27). Embora a impressão tenha ficado muito boa, o encadernamento deixou a desejar, com os grampos mal fixos e alguns arranhados. O produto chegou também com leves amassados. Uma pena, mas a confiança na empresa está completamente abalada.

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