quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A perda do valor documental da imagem

Na semana passada, um comercial que foi vinculado na internet mostrava a atriz Fernanda Vasconcelos sem umbigo. Seja um erro de edição ou uma interferência por terceiros, o fato é que esse tipo de manipulação (em video ou fotografia) é algo que tornou-se popular após o advento digital  na mídia e causou descrença no valor documental da imagem fotográfica.

Antes a fotografia era associada a uma reprodução factual e a sua manipulação era extremamente restrita aos profissionais especializados. Mas ainda assim, essa manipulação dificilmente passava desapercebida. Com a grande evolução digital e a difusão dos softwares de edição, qualquer amador com algum conhecimento, consegue fazer edições complexas de forma convincente.

É muito comum hoje em dia, ao ver uma imagem de uma bela mulher, as pessoas associarem à manipulação digital. Ao verem uma imagem incrível, logo vem a frase: "é Photoshop", mesmo quando o tão falado programa nem tenha sido usado.

O programa Domingo Espetacular produziu uma matéria onde a equipe de jornalismo acompanhou  uma produção fotográfica, na qual foram utilizados recursos de câmera e iluminação para favorecer só o que já é belo na modelo. As melhores fotos então passaram por correção através de um software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário