quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Avaliando fotos alheias

Lendo recentemente o blog do fotógrafo Leandro Neves, achei interessante e pertinente o post em que ele se recusa a avaliar fotos alheias.

Concordo que é muito dificil avaliar as fotos de outras pessoas, principalmente quando elas fogem da sua funcionalidade técnica - fotos publicitárias ou jornalistiícas - e passam a adotar uma visão mais artística.

No entanto, acho que é possivel fazer comentários objetivos, sem deixar o gosto pessoal interferir demais (mesmo que ele sempre interfira), apresentando determinadas questões que possam ajudar o fotógrafo a refletir melhor sobre seu próprio trabalho.

As diferenças vão sempre existir (e isso é bom), mas são os argumentos que levarão o fotografo avaliado a pensar determinadas questões que podem não ter sido consideradas anteriormente. Ele pode ou não se deixar influenciar pelas criticas, mas o importante é que tenha consciencia daquilo que o seu trabalho é, criando senso crítico para aceitar ou confrontar certos comentários.

Um comentário:

  1. eu gosto quando avaliam as minhas fotos, mas com comentarios construtivos.. não é so pq seu estilo é diferente do meu, cm vc disse, q eu vou avaliar negativamente a foto sem analisar outros pontos relevantes... como ja aconteceu comigo uma vez... hehe...
    =))

    ResponderExcluir