sexta-feira, 16 de julho de 2010

A formação do fotógrafo

Há pouco um rapaz perguntou num forum de discussões sobre fotografia, qual a faculdade ele precisaria fazer para ser fotógrafo.

Quando descobri a Fotografia, há quase 10 anos atrás (sim, estou ficando velho), não existiam faculdades de Fotografia no Brasil. Hoje em dia a possibilidade de fazer faculdade nessa área aumentou muito, embora em algumas cidades como Belo Horizonte ainda não seja o caso. Mesmo uma pós está dificil por aqui.

Mas não é exatamente necessário que se faça faculdade para ser fotógrafo. Muitos bons fotógrafos são formados em áreas completamente diferentes, isso quando têm de fato algum "canudo".

De qualquer forma, pode-se optar por fazer uma faculdade que seja mais ligada a fotografia, como design, artes, jornalismo ou publicidade. Em todas essas existe a possibilidade de aprender as técnicas básicas (e até intermediarias) da Fotografia.

Mas seja qual caminho escolher, é preciso saber que Fotografia não se aprende apenas com muita prática, mas sim com muita observação, raciocínio e reflexão sobre os resultados obtidos. Além do estudo. Pois fotografia é também uma técnica rica em detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário