terça-feira, 20 de julho de 2010

Cartão de memória: Tudo igual?

Na fotografia digital, o armazenamento das imagens através de cartões de memória é imprescindível, mas algumas pessoas acabam adquirindo esse equipamento sem saber avaliar alguns critérios importantes.

As variações de preços dos cartões de memórias podem ser enormes, mas é preciso avaliar bem antes de comprar, pois existem diferenças que muitas vezes não são levadas em consideração.

Um cartão de 4GB pode chegar a ter o mesmo preço de um de 16GB ou até mesmo o dobro de um outro com a mesma capacidade de armazenamento. A justificativa para isso, é a sua taxa de transferência (megabytes por segundo). Além do espaço de armazenamento, os cartões possuem uma propriedade de velocidade de armazenamento que podem influenciar bastante no preço e eficiência do produto. Essa informação é muitas vezes ignoradas tanto por consumidroes quanto por vendedores (muitas lojas nem mesmo colocam essa informação no produto).

Embora a maioria sempre compre o cartão pela capacidade de armazenamento, é preciso avaliar que na hora de fotografar, um cartão muito lento e a escolha de um formato de arquivo muito grande (RAW por exemplo), podem fazer com que o fotógrafo perca algum momento importante enquanto registra um evento, pois a camera ficará sobrecarregada e inoperante durante alguns segundos.

Utilizando 2 cartões SDHC de 4GB, que apresentavam uma grande diferença de taxa de transferência entre eles (um Kigston de 4MB/s e um SanDisk Extreme de 30MB/s), pude perceber bem essa diferença. O cartão de 4MB/s (velocidade mais comum no mercado) é muito mais lento e não suporta muitas fotos RAW (20MB aprox.) em sequência, enquanto o de 30MB/s (pelo menos 7x mais rápido) não apresentou nenhum problema.




(Cartões SDHC: Kigston de 4MB/s e SanDisk Extreme de 30MB/s)

Um comentário:

  1. Muito interessante isso. E o da Kingston parece tão mais bonitinho né? Não dá pra comprar pela aparência então!

    ResponderExcluir