quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bibliografia fotográfica

Há poucos anos adquiri através de um sebo, o livro "Fotografia: universos e arrebaldes", que já havia lido anteriormente para a realização do meu trabalho de conclusão de curso, emprestado da biblioteca da faculdade. Publicado originalmente em 1983, o exemplar encontrava-se em perfeito estado de conservação e desembolsei apenas R$13,00.

Enquanto somos bombardeados por publicações recentes, principalmente através da internet, apontadas pelo marketing do mercado de ensino fotográfico – que tem crescido muito em pouco tempo devido ao “boom” de novos fotógrafos – nos esquecemos de pesquisar por algumas obras relevantes de alguns anos atrás que, apesar de frequentemente ignorados, são fontes de excelente material por um baixo custo.

É certo que no Brasil a bibliografia sobre fotografia ainda é pouca e antigamente menos ainda, mas algumas relíquias se escondem em alguns sebos, principalmente de origem lusitana, que são riquíssimos. Um bom exemplo são os livros do alemão Günter Spitzing, em especial o "Guia Prático de Fotografia" – que ganhei recentemente de Natal – publicado em 1990 em Lisboa. Apesar dos anos, continua sendo atual e cita aspectos relevantes à fotografia, que vão muito além das questões técnicas, mas aborta também a postura e maneira de olhar do fotógrafo.

Fica então a dica para quem está começando a estudar e é seduzido pelos livros que custam centenas de Reais nas maiores editoras. Muitas vezes é possível encontrar outros relevantes, sobre o mesmo assunto, esquecidos nas prateleiras de algum sebo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário