terça-feira, 8 de novembro de 2011

100 Strangers

Enquanto lia "Going Candid", ebook sobre fotografia de rua do fotógrafo suiço Thomas Leuthard, descobri o projeto "100 Strangers", um grupo no Flickr, destinado a fotógrafos que desejam melhorar suas habilidades sociais e fazer retratos de desconhecidos.

Cada integrante do grupo tem que fazer pelo menos 100 fotografias de 100 pessoas que não conhece. O participante deve abordar uma pessoa ou um grupo de pessoas, e pedir permissão para tirar uma foto e para publicá-la.

Eu me inscrevi no grupo há algum tempo, mas ainda não tinha iniciado o projeto até o ultimo domingo, quando realizei um Passeio Fotográfico com meus alunos do Curso Básico de Fotografia, no Mercado central de Belo Horizonte. Resolvi aproveitar a oportunidade para fazer a primeira das minhas 100 fotos de estranhos.


Estava andando pelo Mercado quando vi a moça da primeira foto trabalhando em uma das lojas. Ela se mostrava bastante amigável e tem obviamente um belo rosto, então achei que seria uma boa oportunidade de começar. Resolvi fazer o convite e não sei quem ficou mais sem-graça. Apesar de ter aceitado posar para mim, ela ficou um pouco desconfortável, então tentei fazer o retrato o mais simples e rápido possível, sem muitas direções. A iluminação não era das melhores, mas gostei do resultado para uma primeira experiência.

Na segunda foto, eu já estava indo embora quando passei por um rapaz com um visual interessante (com dreadlocks no cabelo), mas me afobei ainda mais que na primeira imagem. Acabei ignorando vários aspectos da iluminação e até mesmo os dreads que tinham me chamado a atenção a princípio. O resultado não me agradou muito.

2 comentários:

  1. Oi Cid, tudo bem? Achei fantástica a idéia do grupo "100 Strangers", muito bacana mesmo. A propósito, você deixou seu cartão comigo no mercado central exatamente neste dia, onde eu estava fotografando com uma turma de amigos. Gostei muito de seu site, de suas fotos. Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber mais sobre seus cursos, pois gostaria mesmo de aprimorar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Valeska. Obrigado pelos elogios. Estarei realizando um Curso de Fotometria Avançada e Composição nos dias 3 e 4 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 25. Abraço.

    ResponderExcluir