terça-feira, 26 de outubro de 2010

As verdadeiras ferramentas do fotógrafo

Costumo dizer que as verdadeiras ferramentas do fotógrafo não são a câmera e a lente, mas sim seus olhos. Aprenda a ver e estará apto a fazer boas fotos. Não basta apenas aprender a técnica. Essa é a parte fácil (embora alguns apresentem certa resistência a isso). Para aprender a olhar, sugiro que se faça uma pesquisa iconografica sobre os diversos tipos de fotografia e observe nelas as composições e iluminação utilizadas.

No início, a cópia é natural. Afinal de contas, todo ser humano desde que é ainda um bebê, aprende através da mimesis. Não sinta vergonha disso, mas tenha consciência de que se trata apenas de um aprendizado. Quando tiver consolidado seus próprios conceitos e adquirido conhecimentos técnicos suficientes, terá de largar as muletas e criar sozinho.

Saiba receber criticas e saiba criticar a sí próprio. Se você tem desejo de alcançar um certo nível de refinamento, não se contente com menos. Questione-se: "Porque não ficou tão bom quanto eu gostaria? Como posso melhorar?". Crie paralelos entre o seu trabalho e aquela obra que admira, procurando criar um senso crítico em relação ao próprio trabalho. Mas saiba reconhecer também o seu acerto, mesmo que seja um pequeno passo. Pois ao fim de uma longa jornada, cada pequeno passo tem sua importância.

Um comentário:

  1. De fato. Acho chato os foruns sobre fotografia na internet pois so focam em equipamento. Os novos fotografos nao se interessam em ver fotos, ir a exposicoes ou ao cinema, em educar o olhar. Concordo com seu artigo.

    ResponderExcluir